1. TLIF (Artrodese Lombar Transforaminal)
É a técnica mais tradicional, realizada pela parte posterior da coluna.
- Como funciona: Através de uma pequena incisão nas costas, o disco é removido e o espaçador é colocado entre as vértebras.
- Vantagem: Permite tratar a compressão dos nervos com descompressão direta e realizar a fixação com parafusos pelo mesmo acesso.
2. ALIF (Artrodese Lombar Anterior)
Nesta técnica, o acesso à coluna é feito pela parte anterior, através do abdome.
- Como funciona: O disco é acessado frontalmente, permitindo a colocação de um espaçador maior, oferecendo excelente suporte de carga.
- Vantagem: Não há manipulação dos músculos das costas, o que pode resultar em menos dor pós operatória nessa região e melhor restauração da curvatura natural da coluna lombar, conhecida como lordose.
3. LLIF (Artrodese Lombar Lateral)
Também conhecida como cirurgia de acesso lateral ou pelo flanco.
- Como funciona: O cirurgião chega à coluna através do lado do corpo.
- Vantagem: É uma técnica minimamente invasiva que evita cortar os músculos principais das costas e não exige a manipulação direta dos grandes vasos ou dos nervos dentro do canal vertebral.
Recuperação e resultados
O objetivo final de qualquer uma dessas técnicas é devolver estabilidade ao paciente, permitindo que ele retome suas atividades diárias sem o medo da dor incapacitante.
A escolha da técnica ideal, seja por trás, pela frente ou pelo lado, será definida de forma personalizada durante a consulta, após a análise criteriosa dos exames de imagem.